Saber esperar é mesmo uma virtude, seja qual for a situação?
Aceitar, sem questionar, que cada coisa tem um tempo certo para acontecer, é mesmo uma máxima inquestionável?
Pois eu discordo desse pensamento. Saber esperar é uma virtude, mas nós também temos que saber discernir a hora certa de deixar de esperar para tomarmos uma atitude.
Quando opto por esperar lanço sobre mim uma responsabilidade maior ainda para saber a hora certa de agir, sob pena de deixar passar o momento oportuno.
Saber esperar não pode ser confundido com subserviência, que nos leva a aceitar sem questionar a sucessão de fatos que nos sobrevêm, ainda que eles sejam prejudiciais a nós mesmos.
Saber esperar não pode ser confundido com acomodação, pois aquele que está esperando por algo, tem que ter a consciência que deve estar sempre preparado para o que possa acontecer.
Saber esperar não pode ser confundido com conformismo, que transfere para Deus ou o acaso a responsabilidade sobre tudo o que nos acontece.
E sobre o fato de não questionar, como um indicativo de fé, também discordo veementemente. Questionar, duvidar, refletir, criticar, são atributos indispensáveis ao ser humano. Estamos sempre envoltos em questões em busca do "Por quê", do "O quê" e da razão ser de tudo o que nos acontece.
Nada nem ninguém estão isentos de serem questionados.
Sim, concordo com você que saber esperar é uma virtude, principalmente quando é a nossa única saída, mas é preciso saber se o que esperamos vale a pena ou não. Todos nós temos um ápice de paciência, que num momento adequado, poderemos discernir o que é essencial para nossa vida!
ResponderExcluir