sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Sociologia


Sociologia

1. Sobre a relação indivíduo e sociedade definida pelos autores clássicos da Sociologia, é correto afirmar que:
a) Karl Marx afirma que existem condicionamentos estruturais que levam o indivíduo, os grupos e as classes para determinados caminhos, sendo impossível a reação e transformação de tais condicionamentos.
b) Émile Durkheim afirma que a sociedade nem sempre prevalece sobre o indivíduo. As leis e regras dependem dele e dão sentido de integração entre os membros da sociedade.
c) Max Weber tem como preocupação central compreender o indivíduo e suas ações. A sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas. Trata-se do conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente.
d) Weber concorda com Durkheim quando afirma que as normas, os costumes e as regras sociais não são algo externo ao indivíduo, mas estão internalizados e, com base no que traz dentro de si, ele escolhe condutas e comportamentos, dependendo das situações que se lhe apresentam.
e) Émile Durkheim defende que o fundamental é o indivíduo, portanto, a sociedade deve estar em constante adequação a esse princípio.

2. Para Durkeim as instituições são a base da sociedade e correspondem a toda crença e todo comportamento instituído pela coletividade.
De acordo com essa concepção, assinale a alternativa incorreta em relação aos meios utilizados para a manutenção dessa estrutura na siciedade.
a) Se mantém através de uma herança passada de gerações a gerações através de costumes, normas, valores, etc.
b) Se mantém através das constantes lutas de classes, que ocorrem entre a burguesia e o proletariado.
c) Existe um controle por parte das instituições, em que cada indivíduo sabe como deve agir.
d) Cada indivíduo age de acordo com preceitos estabelecidos, e é sabedor de que se não se adequar será punido.

3. Segundo Karl Marx, o contrato de um operário com uma empresa é uma relação entre dois indivíduos, o operário e o empresário, mas também é uma relação entre classes sociais, o proletariado e a burguesia.
Esse princípio é oriundo do:
a) Feudalismo
b) Socialismo
c) Capitalismo
d) Iluminismo
e) Protestantismo

4. Max Weber, ao analisar o modo como os indivíduos agem e levando em conta a maneira como eles orientam suas ações, agrupou as ações individuais em quatro grandes tipos, a saber: 
( 1 ) ação tradicional
( 2 ) ação afetiva
( 3 ) ação racional com relação a valores
( 4 ) ação racional com relação a fins
De acordo com o conceito de cada uma dessas ações, faça a correspondência:
(    ) Fundamenta-se numa avaliação da relação entre meios e fins. O indivíduo pensa antes de agir em uma dada situação.
(    ) Tem por base um costume arraigado, a tradição familiar ou um hábito.
(    ) Tem por fundamento os sentimentos de qualquer ordem. O sentido da ação está nela mesma. Procura sempre satisfazer seus desejos.
(    ) Fundamenta-se em convicções, tais como o dever, a dignidade, a beleza. O indivíduo age baseado em certas convicções e crê que tem certo "mandado" para fazer aquilo.
Assinale a alternativa correta.
a) 1, 2, 3, 4
b) 4, 3, 2, 1
c) 1, 4, 2, 3
d) 4, 1, 2, 3
e) 4, 1, 3, 2

5. A sociedade sempre prevalece sobre o indivíduo, dispondo de certas normas, costumes e leis que asseguram a sua perpetuação. Essas regras e leis independem do indivíduo e pairam acima de todos, formando uma consciência coletiva que dá o sentido  de integração entre os membros da sociedade.
Essa ideia corresponde ao pensamento de:
a) Karl Marx
b) Max Weber
c) Pierre Bordieu
d) Émile Durkheim
e) Norbert Elias

6. O conceito básico é o de uma ação social, entendida como o ato de se comunicar, de se relacionar, tendo alguma orientação quanto às ações dos outros. "Outros", no caso, pode significar tanto um indivíduo apenas, como vários, indeterminados e até desconhecidos.
Essa ideia corresponde ao pensamento de:
a) Karl Marx
b) Max Weber
c) Pierre Bordieu
d) Émile Durkheim
e) Norbert Elias

7. Os indivíduos devem ser analisados de acordo com o contexto de suas condições e situações sociais, já que produzem sua existência em grupo. Na verdade, a ideia de indivíduo isolado só apareceu efetivamente na sociedade de livre concorrência, ou seja, no momento em que as condições históricas criaram os princípios da sociedade capitalista.
Essa ideia corresponde ao pensamento de:
a) Karl Marx
b) Max Weber
c) Pierre Bordieu
d) Émile Durkheim
e) Norbert Elias

8. (UEL-2003) O etnocentrismo pode ser definido como uma "atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo". (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. P. 125.)
Com base no texto e nos conhecimentos de sociologia, assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica.
a) A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
b) Os povos indígenas  possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
c) Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
d) As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
e) O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.

9. (UFUB) Assinale a opção que indica o emprego correto do conceito de cultura na perspectiva da antropologia:
a) A cultura diz respeito aos atributos a-históricos que singularizam um povo.
b) A cultura de um povo é determinada pelo meio natural.
c) A cultura é herdada biologicamente e condiciona o comportamento dos povos.
d) A cultura é uma forma de linguagem que tem origem simbólica.

10. (UFUB) O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão para considerar o seu modo de vida  o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina:
a) Egocentrismo
b) Heliocentrismo
c) Heterocentrismo
d) Etnocentrismo

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