quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Uma reflexão sobre o dia da Consciência Negra



Hoje é o Dia Nacional da Consciência Negra. Essa data foi escolhida para relembrar a morte de Zumbi dos Palmares que foi assassinado no dia 20 de novembro de 1695. Zumbi foi mártir e um herói da resistência negra diante da violento domínio e opressão do homem branco.
     
Bom seria se não precisássemos escolher um dia para celebrar a honra de uma raça de uma história tão rica, como é a raça negra, mas por conta de uma dívida histórica, essa data tem o seu papel importante e educador, para lembrar a todas as gerações vindouras que jamais uma raça se sinta no direito de subjugar uma outra raça constituída por seus semelhantes, mesmo que tenham algo de diferente.

Se todos tivéssemos uma profunda consciência humana, reconhecendo que todos somos iguais, e que as nossas diferenças externas não influenciam nem no nosso caráter, nem na nossa capacidade, muito menos na nossa humanidade, então não necessitaríamos celebrar a consciência negra.

Que essa celebração e honra da memória de todo um povo que foi subjugado pelo branco europeu seja o início de uma real igualdade racial, em que todos sejam tratados de forma igual e que tenham as mesmas oportunidades para ir em busca da realização de seus sonhos.

Para terminar quero citar o pastor estadunidense, Martin Luther King Junior, um grande defensor da igualdade racial, e que foi assassinado por aqueles que não toleram a paz entre os povos, nem entre as raças: "Eu sonho que um dia os meus filhos sejam julgados pelo seu caráter e não pela cor da sua pele."

Nenhum comentário:

Postar um comentário